Casas para o Futuro

 

Projectar empreendimentos sustentáveis em Portugal é um objectivo a prosseguir pela GETEP. 

A concepção e viabilização de edifícios bioclimáticos vocacionados para a habitação, escritórios, comércio e lazer, que não prejudiquem o meio ambiente, procurando aplicar as melhores tecnologias aos empreendimentos a projectar.

 

Promovendo a qualidade ambiental do espaço edificado, defendendo a qualidade do espaço de inserção criando alternativas sustentáveis que proporcionem um máximo conforto e qualidade de vida a preços competitivos.

 

Uma breve descrição das diversas medidas possíveis de aplicar no conceito de construção sustentável:

 

MEDIDAS SOLARES PASSIVAS

Ausência de sombras projectadas na fachada sul. Optimização da orientação dos edifícios. Tamanho das janelas adaptado à respectiva orientação, para promover os ganhos solares directos. Sombreamento exterior fixo ou móvel. Isolamento térmico optimizado. Massa térmica optimizada. Ventilação natural e arrefecimento de espaços interiores. Ventilação através de átrio interior.Espaços interiores amplos para permitir uma boa movimentação do ar.Organização funcional dos espaços interiores em função da orientação.

 

MEDIDAS PASSIVAS ESPECIAIS

Paredes tromba para garantir adequados ganhos solares durante os meses de inverno.Coberturas ajardinadas.Recolha e armazenamento da água das chuvas.Uso de vegetação nas fachadas para arrefecimento do ar que entra nos edifícios.Chaminés solares.

 

MEDIDAS SOLARES ACTIVAS

Painéis solares para aquecimento de águas domésticas com caldeira central.Painéis solares para aquecimento de águas domésticas com recurso à rede de calor local.Aquecimento central local.Painéis fotovoltáicos.

 

SISTEMAS PARA A REDUÇÃO DE CONSUMO ENERGÉTICO

Rede de calor local.Caldeira central de gás natural.Sistemas de gestão energética.Armazenamento de calor.Recuperação de calor em sistemas de ventilação. Recuperação de calor dos equipamentos de produção de frio para a produção de aquecimento de águas domésticas.

 

OUTRAS MEDIDAS SUSTENTÁVEIS

Medidas para optimização acústica.Aparelhos para redução do consumo de água.Separação de lixos.Soluções para uma simples manutenção.Sistemas de baixo consumo energético para a iluminação.Consideração do ciclo de vida energético dos materiais na sua especificação.Especificação de materiais de acabamentos considerando o seu grau de toxicidade, com objectivo de melhorar a qualidade do ar interior.Processos que promovem a redução de desperdícios e do prazo de execução da obra.

 

© 2016 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por  Getep.pt