Reabilitar o passado para assegurar o futuro

 

A GETEP reabilita Edificíos, estrutural e funcionalmente, com recurso às mais modernas técnicas. 

 

Apresentam-nos aqui um exemplo de um caso  estudado por pensarmos que é absolutamente necessária e urgente a divulgação e vulgarização entre nós das técnicas de reabilitação, tão escassamente usadas em Portugal.

 

Exemplo  deste tipo de intervenção é o estudo feito para a Pensão Residencial Promontorio, no Centro Histórico da Nazaré, num edifício construído no início dos anos 20, em estrutura de alvenaria de pedra e tijolo com argamassa de cal, por vezes travada com elementos de madeira formando "gaiolas", e revelando algum apodrecimento destes elementos em madeira.Situação comum a muitos e bons prédios dessa época.

 

A intervenção prevê o reforço e consolidação das paredes de empena que mantêm a sua função resistente; depois do descasque do material de revestimento, procede-se ao encamisamento dessas paredes  com revestimento em ambas as faces por malha quadrada de aço de alta resistência, cozida a espaços de face a face , seguido de reforço da secção resistente  por adição dum revestimento de betão armado (jacketing) dos dois lados. Depois de consolidados os paramentos, a intervenção posterior é uma injecção de calda de cimento, que  penetra a massa de alvenaria e reforça a cimentação dos elementos mais interiores.

 

Procede-se à substituição dos pisos do segundo, terceiro andar e sótão em madeira, por lajes aligeiradas a apoiar segundo o menor vão, em lintéis que simultâneamente travam a espaços as paredes exteriores.

 

 

O piso do primeiro andar em madeira mantem-se, melhorando-se a sua rigidez pela adição duma camada de betão, e melhoria da ligação da estrutura do piso de madeira às paredes, conseguindo-se  simultâneamente  um melhor contraventamento destas  últimas.

 

A compartimentação interior é feita recorrendo a tabiques de Pladurmetal com 0.10m pela razão principal das suas características de leve peso e comportamento higrotérmico.

Reabillitação Estrutural - Um Exemplo

Se se pudessemos sintetizar numa frase o conteúdo do presente trabalho, elaborado no âmbito da Inspecção, Patologias e Reabilitação de Edifícios , diríamos  que este trabalho se desenvolve como "mais que uma reabilitação e menos que uma patologia". E porquê?! Faça download do estudo completo :

© 2016 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por  Getep.pt